Vig. Sanitária – Licença Inicial e Licenciamento Integrado
Descrição
É um pedido feito à vigilância sanitária de Campinas- SP, para o funcionamento de atividade de interesse à saúde, de equipamento ou fonte de radiação ionizante.
Atividades digitais
* IMPORTANTE*
– Licença Sanitária Inicial:
- Para as atividades classificadas como ALTO RISCO (III Alto)
- Consulte as atividades em https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina-dinamica/cnaes-alto-risco
Para quem é esse serviço?
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica que queira instalar estabelecimento de interesse à saúde no município de Campinas e que sua atividade ou equipamento necessitam da Licença Sanitária ou de Certificado de Licenciamento Integrado (CLI).
O que eu preciso para solicitar esse serviço?
- Pessoa Jurídica, o pedido deve ser feito INICIALMENTE no Integrador Estadual VRE/REDESIM (https://vreredesim.sp.gov.br/home).
- Ser proprietário, representante legal da empresa, procurador habilitado ou responsável técnico.
– Certificado de Licenciamento Integrado (CLI)
- É um documento público que reúne todas as licenças de funcionamento dos órgãos licenciadores (Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente – Cetesb, Agricultura e Urbanismo).
- Para pessoa jurídica que desenvolve atividades classificadas como de médio risco pela Portaria CVS 11/2023, o licenciamento é automático e ocorre EXCLUSIVAMENTE no site https://vreredesim.sp.gov.br.
- Equivale a licença sanitária para as atividades classificadas como Médio Risco.
- O licenciamento é automático e ocorre EXCLUSIVAMENTE no site https://vreredesim.sp.gov.br.
- IMPORTANTE: O Licenciamento integrado não dá direito de isenção da taxa de fiscalização sanitária, prevista na Lei Municipal 11.830/2003.
- Boleto e comprovante de pagamento:
– Licença Sanitária Inicial emitida pelo Portal SIVISA Cidadão
- Para as atividades classificadas como ALTO RISCO (III Alto) pela Portaria CVS nº 11/2023.
- Pessoa Física que desenvolve atividades classificadas como de MÉDIO RISCO pela Portaria CVS nº 11/2023.
- Ser usuário externo do sistema SEI para peticionar a solicitação.
DOCUMENTOS ESSENCIAIS (OBRIGATÓRIOS)
- Cópia do protocolo do Via Rápida Empresa (VRE) com parecer de viabilidade favorável ou Declaração de Isenção.
- Sub-anexo III.1– Formulário para Atividade de Prestação de Serviço de Interesse da Saúde e/ou;
- Sub-anexo III.2 – Formulário para fontes de radiação ionizante e equipamentos de interesse da saúde e/ou;
- Sub-anexo III.3 – Formulário para Atividade Relacionada a Produtos de Interesse da Saúde.
- Comprovante de Inscrição no CNPJ/CPF.
- Documento Identificação com foto do responsável legal.
- Comprovante de vínculo empregatício do responsável técnico.
- Contrato Social (Pessoa Jurídica) ou CPF (Pessoa Física) .
- Comprovante de Responsabilidade Técnica ou Isenção.
- Laudo Técnico de Avaliação de Edificações- LTA ou Declaração de Isenção (Clique aqui para visualizar o serviço)
- Boleto.
- Comprovante de pagamento.
DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
- Autodeclaração de conformidade físico-funcional das instalações para exames laboratoriais em Drogaria e Farmácia, de acordo com o COMUNICADO CVS nº 15, de 11/10/2023.
- Projeto Arquitetônico simplificado para exames laboratoriais em Drogaria e Farmácia, de acordo com o Comunicado CVS nº 15, de 11/10/2023.
- Procuração por representação do Responsável legal.
- Documento Identificação com foto do procurador.
- Cédula de identidade do responsável técnico.
- Formulário Sub-anexo III.2 – Formulário para fontes de radiação ionizante e equipamentos de interesse da saúde.
- Cópia do Diploma de formação de nível superior do responsável técnico para a licença sanitária para a atividade compreendida na CNAE: 8640-2/99.
- Certificados de especializações dos profissionais nível superior (responsável técnico) para a licença sanitária para a atividade compreendida na CNAE: 8640-2/99.
- Licenças sanitárias das atividades terceirizadas.
- Contrato das atividades terceirizadas.
Como eu solicito esse serviço?
- Todo o pedido é feito pela internet.
- Ter os documentos preenchidos, sem rasuras, assinados pelos responsáveis legal e técnico em arquivo no formato PDF.
- Caso você não tenha um computador com internet compareça no Atendimento ao Cidadão com todos os documentos impressos para realizar o seu pedido.
Para quem tem um computador com internet e cadastro de usuário externo:
- Em “Serviço digital”, clique no botão “Acesse”.
- Digite seu e-mail e senha de usuário externo e clique em “Confirmar”.
- Após acesso ao sistema SEI: clique em “Peticionamento novo” e selecione o tipo de processo que quer iniciar.
- No campo “Especificação”, escreva o CNPJ no formato (000.000.000/000-00), se for pessoa jurídica ou CPF no formato (000.000.000-00), se for pessoa física.
- Em seguida preencha todos os campos do Documento Principal.
- Adicionar cada documento da solicitação, no formato PDF e clique em “Salvar” para cada documento inserido.
- Após adicionar todos os documentos, clique em “Peticionar” e seguir os passos do sistema.
DÚVIDAS NO PREENCHIMENTO? Veja aqui as instruções
Quais são as etapas de atendimento?
- Usuário externo: Cria processo de solicitação no sistema SEI.
- Setor administrativo: Confere os documentos, se aceito, cadastra e encaminha o processo aos setores técnicos.
- Setor Técnico: Recebe e analisa o processo, faz inspeção, emite e entrega o relatório ao interessado.
- Interessado: Comprova as correções das irregularidades, quando apontadas no relatório.
- Setor técnico: Se manifesta e encaminha o processo para decisão.
- Chefia Imediata: Recebe, analisa e emite decisão no processo.
- Setor administrativo: recebe processo, publica a decisão em Diário Oficial; se deferida, disponibiliza a licença sanitária no sistema Sivisa e conclui o processo.
Em quanto tempo serei atendido?
5 dias úteis para a avaliação dos documentos, aceite e cadastro do processo.
Em quanto tempo o serviço será concluído?
60 dias úteis, após o cadastramento do processo.
IMPORTANTE:
- As solicitações para atividades de médio risco terão tratativas diferenciadas em relação aos prazos estabelecidos, uma vez que não exigem inspeções para o licenciamento.
Como eu recebo as informações?
O acompanhamento do processo é realizado em SEI – Pesquisa Pública ou pelo login de usuário externo do sistema SEI.
- Para realizar a pesquisa você deve escrever o número do processo sem a sigla do órgão no campo “Número de processo”.
- Ex: se o número do processo é PMC.2021.00026678-46 digite no campo nº do processo somente 2021.00026678-46.
Consulte a Legislação
Consulte as legislações, manuais e cartilhas da Vigilância Sanitária
Taxas
As taxas variam de acordo com a atividade desenvolvida.
O link de acesso para geração do boleto está disponível acima, em “O que preciso para solicitar o serviço?” → “Boleto”.
Setor
Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) – Coordenadoria Departamental de Vigilância Sanitária