No meu primeiro mandato na Câmara Municipal de Campinas, assumi a Presidência da Comissão de Meio Ambiente. Desde então, após muitos contatos com a legislação ambiental, venho apresentando importantes projetos de leis para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ecologia.
Além de defender os recursos naturais de nossa cidade, uma grande luta minha foi contra o assoreamento na Lagoa da Fazenda Santana em Sousas, quando cheguei a protocolar denuncia no Ministério Público de SP.
Também institui o calendário mensal de reuniões da Comissão de Meio Ambiente, que antes não havia.
Fui responsável ainda por ter organizado o Lançamento da Semana da Arborização Voluntária em Campinas.
Dentre tantas Ações e Leis a favor do Meio Ambiente, o que mais você sugere?
- LEI 13756/2009 – OBRIGA AS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM PNEUS, PILHAS, LÂMPADAS, BATERIAS NOVAS E/OU RECONDICIONADAS A BASE DE METAIS PESADOS, ENTRE OS QUAIS O CÁDMIO, CROMO, ZINCO, MERCÚRIO, LITHIUM, A POSSUÍREM LOCAIS SEGUROS PARA RECOLHIMENTO DOS USADOS E A FIXAREM PLACAS COM INFORMAÇÕES SOBRE OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELOS PRODUTOS AO MEIO AMBIENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
- Lei 14370/2012 – OBRIGA AS FARMÁCIAS INSTALADAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, ESTADO DE SÃO PAULO A DISPONIBILIZAREM RECIPIENTES PARA RECOLHIMENTO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS, DANDO-LHES O DEVIDO ENCAMINHAMENTO, NOS TERMOS DA RESOLUÇÃO 306 DA ANVISA.
- PLO 335/2014 – DISPÕE SOBRE A REALIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINAS, DE CAMPANHA PERIÓDICA ESPECÍFICA, DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS BENEFÍCIOS DO USO ECONÔMICO DA ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA.