Proposta aprovada em reunião nesta quinta (23) prevê investimentos de R$ 2,6 bilhões para os dois ramas ferroviários, um deles com ligação à futura estação do Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo.
O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (23) a qualificação de um projeto de mobilidade urbana para implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Campinas (SP).
A proposta prevê dois ramais ferroviários, um metropolitano, ligando Campinas, Hortolândia e Sumaré, e outro entre o Centro da metrópole e o Aeroporto de Viracopos, com ligação direta à estação do futuro trem intercidades.
A medida foi anunciada após reunião conjunta do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) e do Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED). Os investimentos previstos são de R$ 2,6 bilhões, mas não há prazo para implantação.
De acordo com o governo estadual, a proposta de VLT aprovada pelo CDPED prevê a ligação metropolitana com 22 quilômetros de extensão, e outro ramal, de 22,4 km, entre o Centro de Campinas e o aeroporto internacional.
Trem Intercidades
A decisão sobre a implantação de um trem entre Campinas e São Paulo já dura pelo menos 20 anos. As viagens serão de 1 hora e 4 minutos, com trens de velocidade máxima de até 140 km/h e tarifa a R$ 64. A previsão para o início da operação é em 2031.
O estado prevê que o serviço expresso (SP e Campinas em 64 minutos) seja atendido por um trem com capacidade para 860 passageiros sentados, operando em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico. A expectativa do projeto é atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços.
O governo do estado vai pagar R$ 8,9 bilhões – R$ 6,4 bilhões com dinheiro do BNDES, que faz parte do programa de aceleração do crescimento. Para garantir a operação, o estado pagaria no máximo R$ 8 bilhões ao longo do contrato. O consórcio que ganhou aceitou receber R$ 7,2 bilhões.
Fonte: G1