CRAS – Centro de Referência Especializado Assistência Social
Descrição
Oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), através de ações particularizadas ou coletivas, para fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos vínculos, promover acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida. Executa o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Atividades digitais
Atendimento remoto (apenas orientações gerais) via Whatsapp Business.
Atividades presenciais
Busca ativa; atendimento social individual e/ou familiar; visita domiciliar; orientações e/ou encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial e/ou outras políticas setoriais, conforme fluxos estabelecidos; orientações sobre acesso e critérios de inclusão em benefícios socioassistenciais (Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada – BPC); atendimento e/ou discussão de caso com a rede socioassistencial e outras políticas setoriais; atendimentos à solicitações do Sistema de Garantia de Direitos (Conselho Tutelar, Judiciário); articulação com os serviços do território; discussão de casos; encaminhamentos para acesso gratuito a documentação civil.
Para quem é esse serviço?
Todas as pessoas que vivenciam situações de risco, desproteção e/ou vulnerabilidade social.
O que eu preciso para solicitar esse serviço?
Comparecer à unidade, preferencialmente com documentos pessoais, conforme organização institucional da unidade de atendimento das demandas espontâneas. Recomenda-se ligar na unidade para verificar o horário disponível.
Como eu solicito esse serviço?
O atendimento é solicitado presencialmente ou através de agendamento pelos canais de atendimento da unidade.
Quais são as etapas de atendimento?
Recepção do usuário na unidade, atendimento técnico, orientações e encaminhamentos pertinentes.
Em quanto tempo serei atendido?
O atendimento ocorre no comparecimento do usuário à unidade ou visita técnica, onde poderão ser apresentadas ou identificadas demandas a serem resolvidas a curto, médio ou longo prazo.
Como eu recebo as informações?
Através dos canais de atendimento da unidade (telefone, e-mail).